Comunicação
exige
movimento.
Acelere conosco!
A edição deste ano do estudo Kantar Media Reactions indica uma divergência entre a preferência de consumidores e profissionais de marketing em relação às plataformas de anúncios. Enquanto o YouTube ocupa o primeiro lugar na lista de plataformas para profissionais da área, o streaming do Google não figura entre o top 5 dos consumidores globais. Essa situação se repete com o Spotify, que está na quinta posição na lista dos profissionais de marketing, mas não aparece na dos consumidores.
Por outro lado, Amazon e TikTok empatam enquanto líderes na preferência dos consumidores, mas não encontram ressonância entre profissionais de marketing globalmente.
A Amazon mantém a liderança do ano anterior. De acordo com o gerente de mídia e digital da divisão Insights da Kantar, Leonardo Pinheiro, os consumidores percebem os anúncios da Amazon como relevantes e os do TikTok como divertidos.
Porém, os profissionais de marketing dão maior crédito ao YouTube pelos esforços da plataforma em garantir maior segurança de marca, assim como Netflix e Google.
“É um resultado interessante, especialmente para o YouTube, onde a maior parte do conteúdo é criada pelo usuário. Os esforços de moderação da plataforma parecem ter valido a pena, pois os profissionais de marketing depositaram sua fé neles”, avalia Pinheiro.
Na América Latina, os profissionais elegeram Google, Instagram, YouTube, Mercado Livre e TikTok como as melhores plataformas de anúncios. Em parte, a Kantar atribui o resultado ao alto engajamento das plataformas, o que as tornam mais atrativas para ampliar a eficácia das campanhas.
O ranking dessas plataformas leva em consideração o uso, receptividade e atitudes negativas e positivas em relação aos canais e marcas. Para compor o top 5, a Kantar consultou cerca de mil profissionais de marketing de anunciantes, agências e empresas de mídia e 18 mil consumidores em 27 mercados.